10 • ago • 2016

♥ Introdução ao mundo do amigurumi ♥

Oie pessoal! Eu estou para liberar algumas receitas gratuitas em crochê aqui no Blog da lily&puka, mas antes de fazer isso gostaria de orientar aqueles que nunca fizeram um amigurumi ou que a técnica é um tanto nova. Esse Blog não tem o objetivo de ser muito didático. Eu não vou ensinar vocês como fazer crochê ou como fazer amigurumis, apenas vou compartilhar algumas receitas conforme as forem criando, mais como um D.I.Y (faça você mesmo) do que uma aula em como fazer amigurumis. Eu acho que já existem Blogs e outras plataformas com esse objetivo, então vou acabar incluindo eles aqui como referência.

Para aqueles que ainda não me conhecem, o meu nome Andrea e eu sou a fundadora e artista da marca lily&puka. Uma marca voltada para ilustrações e designs em crochê. Quem me acompanha nas redes sociais (aliás vai lá me seguir!=ˆ•.•ˆ=) sabe que eu sou a doida dos direitos autorias, então sempre que eu criar uma receita com base em um personagem que não for meu eu não vou vender a receita e nem o amigurumi, apenas vou disponibilizar a receita gratuitamente no meu Blog. Não autorizo o uso das receitas com o objetivo de vender o produto final, essas receitas deverão ser reproduzidas apenas para uso pessoal. E para aqueles que criarem seu amigurumi com base em uma receita da lily&puka não deixe de usar #lilypuka nas redes sociais para que eu possa ver suas criações.

Eu acho que é importante começar do zero, só para criarmos uma base sólida. Vocês sabem o significado da palavra amigurumi? O amigurumi é uma palavra em japonês que significa uma série de pontos em crochê ou em tricô que são feitos de forma circular até criar uma forma que será preenchida com enchimento. O amigurumi foi popular no Japão durante décadas, mas foi em 2006 que essa técnica se popularizou e passou a ser vendida e produzida de forma global. Eu mesma comecei a fazer amigurumi no ano de 2010. Conheci a técnica enquanto pesquisava por toy art na internet e acabei encontrando diversas pessoas nos EUA e na Europa que criavam suas próprias receitas e faziam seus amigurumis. Fiquei absolutamente encantada e nem preciso dizer o que aconteceu depois…hahaha

Quanto ao material, eu sempre indico fios de algodão ou mesclados (algodão+acrílico) ou até mesmo acrílico. Eu acho muito legal, se você puder é claro, dar uma passada em um armarinho próximo de você para ver de perto e sentir os diferentes materiais. Não indico o uso de fios de lã, já que sou vegana e sou contra o uso de materiais de origem animal. Também tem diversos tamanhos de agulhas de crochê, o tamanho que você for usar depende da espessura do fio que você estiver usando no seu projeto. Na própria embalagem do fio está indicada a agulha ideal. Nos meus próprios projetos eu costumo usar uma agulha um pouco mais fina que a indicada, já que um amigurumi bem feito tem os pontos bem fechados. Quanto ao recheio indico sempre fibra siliconada antialérgica e lavável. A minha amiga Bia do Blog Two Bee tem um vídeo muito bacana mostrando os diferentes materiais  que você pode usar. Clica aqui e assista!

Para quem já sabe os pontos básicos e quem já fez amigurumi não vai ter problema em acompanhar as receitas que eu vou disponibilizar. Para aqueles que não sabem eu vou indicar novamente o canal do youtube da Bia. Ela criou um conteúdo muito legal para quem está começando. Lá ela ensina a forma como você vai precisar começar a maioria dos seus amigurumis, o anel mágico. Dê uma olhada no vídeo onde ela explica e demonstra com clareza como fazer o anel mágico. Para ser sincera eu começo os meus amigurumis de uma forma um pouco diferente, mas a forma como ela explica é a tradicional e o resultado final é o mesmo. Nesse vídeo ela mostra também como fazer o aumento em cada ponto e a diminuição invisível que deixa o trabalho final mais bonito.

Eu acho que a prática e ler receitas escritas por outras pessoas vão ajudar vocês a entender a lógica por trás do amigurumi e assim vocês vão acabar se sentindo mais a vontade com a técnica e consequentemente vão criar as suas próprias receitas. Eu acho que esse é o objetivo com qualquer técnica, criar um trabalho autoral, né!

Eu vou compartilhar agora algumas coisas que vocês vão precisar saber para conseguir fazer os amigurumis que vou disponibilizar muito em breve. Vocês vão precisar saber como fazer a troca de fios de uma cor para outra. Eu utilizo a técnica demostrada no Blog da NeedleNoodles.com onde ela ensina como fazer a troca de cor sem deixar um degrau muito aparente. O site está em inglês, mas com a ajuda das fotos acho que vocês vão conseguir entender a lógica. Vocês também vão precisar fazer alguns pontos mais tradicionais do crochê além do slst (slip stitch) e do sc (single crochet), como o hdc (half double crochet), o dc (double crochet), o htr (half treble crochet) e o tr (treble crochet). Eu vou usar os termos em inglês, pois eu escrevo as minhas receitas em inglês mesmo. Tenho mais facilidade dessa forma. Para vocês saberem a tradução, dê uma olhada na tabela incrível disponível no Blog do SuperZiper. Para saber como fazer esses pontos basta dar uma pesquisada na internet e escolher o vídeo ou o passo a passo com fotos que te ajudar a fazer esses pontos com mais facilidade. Eu comprei um livro muito legal quando ingressei nesse mundo do crochê (faz um tempinho, então eu não sei se ele ainda está disponível no mercado), que me ensinou a fazer alguns desses pontos. Veja uma imagem que peguei dele onde indica o passo a passo de como fazer um htr. Os pontos como o tr, o dc e o hdc podem ser derivados dele.

post Blog l&p_tsum tsum+turma da mônica

Eu espero que esse post tenha ajudado vocês um pouco. Espere só mais um pouquinho para eu liberar o primeiro post com os personagens que desenvolvi. Eu tenho certeza que vocês vão amar. Enquanto isso pratiquem bastante e se vocês tiverem algum dúvida é só me falar.

Vou deixar aqui uma imagem com alguns amigurumis da lily&puka, onde eu desenvolvi o design e escrevi a receita. A reprodução desses amigurumis é proibida e caso alguém se inspire em algum deles ou mais de um, não deixe de me dar os créditos, viu! Obrigada gente querida! ♥

13245298_10153994122975432_8428821429612100270_n

Fica aqui uma prévia do que está por vir. Resolvi fazer uma homenagem aos principais personagens da Turma da Mônica do Maurício de Souza e à Disney (em específico aos tsum tsum). Tenham um dia lindo, fofo e colorido e até o próximo post! =ˆ•.•ˆ=

post Blog l&p_tsum tsum+turma da mônica

 



Deixe o seu comentário

lily&puka • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Ilustrações por Andrea Loyola • Desenvolvido por